terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sugestão de Leitura



Rotura - "Obra que inicia, ao nível da Sistemática das Actividades Desportivas, uma rotura com uma via em que a orientação das actividades desportivas se baseia na experiência pessoal ou em quadros positivistas que impedem uma visão de conjunto. Docentes universitários (F. Almada aposentado), doutorados em áreas do desporto (M. Vitória mestre). Este grupo tem como preocupação a investigação que permita uma rotura com uma orientação do treino desportivo, hoje com um carácter predominantemente empírico, mesmo a nível académico. C. Fernando, H. Lopes e A. Vicente são regentes de disciplinas em cursos de desporto onde esta rotura já é defendida. A ligação ao mercado é uma preocupação chave."

5 comentários:

Pedro Almeida disse...

Elucidem-me: Fernando Almada ainda é uma referênica científica nesse curso? É que olhando para o quadro de referência, para as disciplinas que hoje o compõem, quer-me parecer que a rotura que foi feita no nosso curso, relativamente aos outros, se esvaiu e diluiu... Não seremos hoje, mais um curso como os outros do país, com a agravante de não termos hipótese de competir, dessa forma com eles?
O que pensa o Despubi disto?
Cumprimentos,
Pedro Almeida (sluno nº 9085, licenciado em Ciências do Desporto na UBI)

Moderador disse...

O DespUBI é uma parte que representa um todo. O núcleo de estudantes de Ciências do Desporto da UBI, sob forma de associação, está longe de ser "sindicalista", os interesses dos alunos são, sempre, colocados acima de tudo, com a diferença da adaptação que visa o sucesso de todos. O DespUBI não tomará partes em referências, pois, ao representar o todo (alunos de CD da UBI), só através do concurso do mesmo poderia o DespUBI omitir opinião sobre ideologias ou paradigmas. A sugestão de leitura colocada é fruto da necessidade (que o DespUBI tentará ao máximo contemplar e completar) de existir conhecimento (pertinente), que vise o crescimento e maturação intelectual para que, assim, cada aluno possa ter ao seu dispor as ferramentas para delinear o seu caminho. Em relação à descrição do livro, esta é cópia integral do site que o comercializa, não representando a opinião (aceitação ou reprovação) do DespUBI. Posto isto fica aberto este espaço a todas as opiniões, convergentes ou não, de quem as quer exprimir.

Saudações Académicas...

JR disse...

Caro Pedro, a opinião que aqui expresso é enquanto aluno de ciências do desporto e nunca como membro integrante do Núcleo de Estudantes.
A meu ver essa rotura era inevitável, não só pela chegada de novos docentes com visões/formações académicas diferentes, ou pela passagem para o actual modelo de ensino (Bolonha), mas sim, porque na minha opinião a Universidade enquanto espaço ideológico e não físico, é um local de constante renovação/construção de ideias e não um espaço dogmático em que apenas uma única pessoa deva ser tomada como referencia. Tenho muito respeito pelo trabalho do Prof. Fernando Almada e sem dúvida que é um autor prestigiado na área do desporto sobre tudo no que aos modelos das actividades desportivas diz respeito. Mas eu, enquanto aluno (e friso que cheguei á UBI no 1ª ano da chamada era “Pós Almada”, portanto pouco ou nada sei sobre a época anterior á minha entrada) não quero ser confrontado com apenas uma visão científica, mas sim que me apresentem varias linhas de pensamento para que as possa confrontar e ai sim decidir qual a que devo ou não seguir. Quando dizes que estamos em desvantagem competitiva, não sei se concordo ou não, na verdade não tenho uma opinião formada e, possivelmente só a terei quando chegar ao mercado te trabalho e for, ou não, posto de lado por ser aluno da UBI.

Abraço

Pedro Almeida disse...

Caro Moderador: sinceramente nao percebi a tua resposta. Achei algo reactiva para uma pergunta simples.Mas como também ainda não percebi as linhas editoriais desta página, será normal nao ter entendido.

Quanto ao Jaimão, já consegui perceber a sua posição. Primeiro, tem um discurso claro e vincadamente de quem está a ser formado por pessoas que beberam do seu antecessor. Não tens uma ideia estanque como acontece em muitos outros casos de instituições científicas. Aceita-se tudo, mesmo o lixo científico sem questionar... Isso sim, questionar, analisar, estudar é fazer ciência... Daí haver os cortes epistemologicos... Era apenas isso que queria perceber, se o meu curso, porque será sempre meu tb e será sempre o melhor, continua a desenvolver-se com caracteristicas próprias e adaptado ao que hoje é a nossa sociedade, sem perder o quadro de referência que tão bem o caracterizava.

Um abraço

Anónimo disse...

O Jaimão evidencia uma clareza intelectual que não visa o dogmatismo e com isso tem a verdade do seu lado. Já o caso do Pedro é possível (corrige se enganado estiver) ter sido educado numa escola fechada, rica em espírito crítico mas fechada à universalidade. Do pouco que sei dessa época do Prof. Almada (com pena minha confesso) quer-me parecer que esse "quadro de referência que caracterizava o curso de CD" e ainda "sem perder o quadro de referência que tão bem o caracterizava" só a eles e aos do que, sem mais opção, se viram forçados a "beber" desses ensinamentos, faz falta. Como diz o Pedro (e bem) "questionar, analisar, estudar é fazer ciência", logo, só através do conhecimento universal e não do dogmático é possível evoluir e enfim evolui-se. Longe está quem pense que a minha opinião é discordante com o conhecimento disponibilizado pelo Prof. Almada, discordo isso sim de só ter oportunidade de "beber" do mesmo. Já o moderador concordo que tenha sido um pouco reactivo a uma pergunta simples, mas parece-me igualmente que foi intenção deste colocar toda a acção do DespUBI em claro, para que não surjam dúvidas quanto à acção deste Núcleo e quem como o Pedro ainda não percebeu as linhas orientadoras quer da página quer do Núcleo não hesite em perguntar, acho que os membros são bastante permissivos a questões.

Cumprimentos a todos os que já por este Curso passaram…

-> David Campos Sousa