sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ao Limite: Xadrez



"Explicar o que é o desporto é um dos objectivos a que projecto do Museu Nacional do Desporto, anunciado pelo governo, pretende responder.
O programa museológico que levanta a pergunta não se fica por ela. Introduz à partida um certo entendimento da resposta. Mistura o desporto, com questões que são do âmbito da saúde e outras da actividade física. O que, valha a verdade que se reconheça, vem na linha da alteração de paradigma que se iniciou com a chamada lei de bases e que acolheu o entendimento prevalecente em certa comunidade académica.
(…)
A situação é hoje radicalmente diferente. Assistimos ao revisionismo do conceito –o desporto passou a incluir práticas que não eram consideradas como tal com significados e objectivos bem distintos do “rendimento” e do “resultado” e com esta vaga uma tentativa relativamente recente de reciclar o desporto através da “higienização” do corpo.

A questão que ele levanta é, se o Xadrez será um desporto, de acordo com a explanação de JM Constantino. Será o xadrez um desporto porque a lei o diz? Ou mantém essa qualidade se praticado ao abrigo de uma Federação sem aquele reconhecimento legal?" (via Ala de Rei)

  • Comenta, como vês o DESPORTO? O que é para ti o acto DESPORTIVO?

Sem comentários: