segunda-feira, 20 de abril de 2009

Colóquio - Complexidade


"Ao longo de décadas, a voz, tantas vezes ignorada, de Edgar Morin falou-nos da emergência de um novo paradigma científico que nos permitiria reconhecer e compreender a complexidade do real.
Ao longo de décadas, Edgar Morin trabalhou, tantas vezes solitariamente, na elucidação da lógica que possibilitaria pensar as contradições do real e no método que permitiria compreendê-lo e explicá-lo na sua unidade e multiplicidade.
Ao longo de décadas, Edgar Morin, tantas vezes contra a corrente, alertou para os perigos de um modelo de desenvolvimento baseado numa visão errada da relação homem-natureza.
Ao longo de décadas, Edgar Morin mostrou as insuficiências de um ensino que não preparava para enfrentar os desafios do presente e do futuro e apresentou propostas para reformar o pensamento e a educação.
Hoje vivemos conscientemente uma crise económica mundial. Acumulam-se receios face às mais diversas ameaças globais. Parece não haver um sistema de valores capaz de enquadrar os progressos da ciência e tecnologia e as cada vez mais diversas e rápidas transformações sociais. Anuncia-se a ruptura iminente dos equilíbrios naturais. Não será, afinal, a nossa perplexidade e confusão perante tudo isto, o reconhecimento de uma complexidade de que não soubemos equipar-nos para enfrentar?
É precisamente para nos falarem de alguns dos instrumentos conceptuais, dos valores e dos princípios educativos que nos permitam enfrentar a complexidade do presente e os desafios do futuro que o Instituto Piaget, no âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, convidou Edgar Morin, Clara Costa Oliveira, Françoise Bianchi, Jean-Louis Le Moigne, José Luis Solana Ruiz e Manuel Sérgio a participar o colóquio «Complexidade, Valores e Educação do Futuro – Em torno da obra de Edgar Morin»."

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