quarta-feira, 4 de março de 2009

Novo Logótipo



Em virtude de o logótipo, que representava o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, se encontrar, na opinião da direcção do mesmo Núcleo, desactualizado e com carências de ordem estética, foi proposto em sede própria a alteração do mesmo. Posto isto, recebemos uma proposta que desde logo consideramos a mais assertiva para ser a imagem e o símbolo representativo do DespUBI.
Queria deixar aqui o agradecimento à autora, de seu nome Sílvia Lopes, que frequenta o curso de Arquitectura na UBI, pelo seu interesse e empenho na realização do logótipo.
Fica então oficialmente apresentado o novo logótipo do DespUBI. Em seguida segue a memória descritiva que deu suporte à construção do mesmo.

Memória Descritiva:

"A 15 de Julho de 1960, em Saskatoon, Harry Jerome, velocista canadiano, estabeleceu o recorde mundial de 10,0 segundos para os 100m. Atrás desse, vieram outros feitos que mereceram ao atleta uma estátua de bronze em Stanley Parks, Vancouver (Canadá).
A estátua do atleta em posição de corrida serve de motivação a todos aqueles, atletas profissionais ou simples amadores, que se aventuram no Stanley Parks no seu jogging matinal.
Movimento é das primeiras palavras que se associa a Desporto. É com este mote que a linha de contorno da estátua do velocista foi utilizada como expressão de movimento, sugerido com a posição do corpo e com o arrasto expresso com um degrade de escala de cinzas. Como representativo da união, que também é um conceito que se associa ao desporto, a forma oval (elipse) que engloba e delimita o desenho, é uma forma representativa da união e da colectividade do curso. Temos ainda presente o vermelho da faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e verde representando o curso de Ciências do Desporto; A fonte escolhida, Broke 23, para as letras do nome do núcleo, DespUBI, foi inserida com base na temática desportiva por apresentar uma linha convergente com uma ideia de movimento que se associou ao logótipo. Conhecida por ser utilizada em diversas temáticas desportivas, tem como autor Miguel Rios pode ser utilizada segundo uma política de direitos de autor que permitem a utilização da fonte de uma forma gratuita, desde que não seja para fins comerciais."

Sem comentários: